sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Outubro: Mês dos Serviços Profissionais

Outubro é o Mês dos Serviços Profissionais. É um ótimo momento para rotarianos considerarem maneiras de usar suas capacidades profissionais e alto padrões éticos para ajudar pessoas necessitadas e da comunidade a atingirem seu potencial profissional.

Os recursos abaixo estão disponíveis on-line para ajudar rotarianos a planejar projetos de Serviços Profissionais:

Introdução aos Serviços Profissionais (255-PT)
Declaração para Executivos e Profissionais Rotarianos (200-PT)
Mês dos Serviços Profissionais
Apresentação em PowerPoint dos Serviços Profissionais
Comunidades em Ação: Guia para Desenvolvimento de Projetos
Ferramentas para Identificar as Necessidades da Comunidade

Os clubes podem aumentar a eficácia dos serviços humanitários colaborando com organizações locais para compartilhar recursos e experiência. O RI colabora com a Goodwill Industries International e incentiva Rotary Clubs a trabalhar com agências locais da Goodwill, quando viável, para dar suporte a programas de treinamento para candidatos com necessidades especiais ou com dificuldade para conseguir emprego. Para saber mais como trabalhar para a Goodwill, acesse os seguintes sites:

RI-Goodwill Industries International Toolkit (em inglês)
Folha de dados sobre a Goodwill Industries International e o Rotary International

Outra forma de promover os serviços profissionais é organizando um intercâmbio profissional com outro distrito por meio do Programa de Intercâmbio Rotário da Amizade, que oferece aos rotarianos a oportunidade para vivenciar outras culturas e fazer amizades duradouras com rotarianos de outros países. Eles oferecem também uma base forte para clubes e distritos desempenharem atividades internacionais e projetos humanitários. Intercâmbios da Amizade são organizados e financiados pelos participantes e incluem:

• Intercâmbio Profissional, no qual anfitriões e rotarianos visitantes que têm a mesma profissão podem observar como seus trabalhos são realizados em outros países e enriquecer seus conhecimentos e aptidões.
• Intercâmbio para Prestação de Serviços, no qual equipes de rotarianos visitantes utilizam suas habilidades profissionais para ajudar clube ou distrito anfitrião em projetos humanitários.

Acesse a página do Intercâmbio Rotário da Amizade para saber mais sobre como organizar um intercâmbio.

Rotary Clubs de várias partes do mundo oferecem excelentes serviços profissionais. Seguem alguns exemplos de projetos inovadores que podem ser reproduzidos:

• O Rotary Club de Minneapolis South, EUA, trabalha com 30 alunos com necessidades especiais, ajudando-os a escolher sua carreira, oferecendo conselhos sobre como preparar um currículo e ensinando como se comportar em entrevistas de trabalho. Os alunos acompanham funcionários locais em suas atividades dárias e aprendem práticas profissionais.
• O Rotary Club de New Manila Heights, Filipinas, estabeleceu um centro de alfabetização permanente intitulado “Karunugan at Kabuhayan” para servir 6.000 jovens que estão fora da escola, mulheres e pessoas que precisam de assistência para conseguir emprego. O centro oferece durante o ano todo, cursos gratuitos de tecnologia e negócios, orientação profissional, como conseguir emprego, microcrédito e abertura de microempresas. No primeiro ano, quarenta por cento dos participantes encontraram empregos remunerados. O clube administra o centro em colaboração com o governo local, organizações sem fins lucrativos e empresas.
• O Rotary Club de Krasnodar, Rússia, criou em parceria com escolas locais e com o departamento de serviços para famílias do governo regional um programa contínuo denominado “My Professional Future”, que beneficia 30 jovens entre 14 e 16 anos de orfanatos locais. O programa identifica quais são os interesses de cada jovem, lhes ensinando como se comunicar eficazmente e oferecendo orientação profissional. Essa estratégia prepara os jovens para a vida adulta.

Para outros exemplos de Projetos Exemplares de Serviços Profissionais, acesse o banco de dados ProjectLINK do RI. Você também pode encontrar ideias para projetos de Serviços Profissionais na publicação de Introdução aos Serviços Profissionais (255-PT).

Atenciosamente,

Kathryn Nichols
Coordenadora, Seção de Programas e Iniciativas Presidenciais
Rotary International



Veja material do Distrito 4750, elaborado pela Comissão Distrito de Serviços Profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário